Guarapuava (PR), 28 de abril a 30 de abril de 2011
Tema central:
Público e mídia: perspectivas históricas
Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
1. GRUPOS TEMÁTICOS (Gts) E COORDENADORES
História do Jornalismo
Coordenadores: Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) – apgoulart@terra.com.br e Igor Sacramento (UFRJ) – igorsacramento@gmail.com
Ementa: História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica.
História da Publicidade e da Comunicação Institucional
Coordenadora: Maria Berenice da Costa Machado (URGS) – ( mberem@cpovo.net )
Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.
História da Mídia Digital
Coordenador: Cristiano Max Pereira Pinheiro (Feevale) – critianomp@feevale.br ou maxrs@feevale.br
Ementa: O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant - PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.
História da Mídia Impressa
Coordenador: Ana Regina Rego (UFPI) - ana.rani@uol.com.br
Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.
História da Mídia Sonora
Coordenador: Luciano Klöckner (PUCRS) - luciano.klockner@pucrs.br e Nair Prata (UNI-BH) - nairprata@uol.com.br
Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.
História da Mídia Audiovisual e Visual
Coordenador: Valquíria Kneip (UFRN) - valkneip@usp.br e Iluska Coutinho (UFJF) - iluskac@uol.com.br
Ementa: Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.
História da Mídia Alternativa
Coordenador : Rozinaldo Miani (UEL) - ramiani@uol.com.br
Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em determinado período histórico, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.
Historiografia da Mídia
Coordenadora: Silvana Louzada (UFF) - silvanalouzada@gmail.com
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.
Poderão inscrever-se nos Grupos Temáticos as seguintes modalidades de trabalhos:
a) Comunicações Científicas - CC (artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação):
b) Iniciação Científica - IC (trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação);
c) Memórias de experiências ou Depoimentos de especialistas - MD (textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões)
CALENDÁRIO
Submissão de trabalhos: 15/11/2010 a 15/03/2011
Os textos completos, segundo normas do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico do(s) coordenador(es) do GT a que se destina, aguardando confirmação de recebimento.
Divulgação do aceite: até 25/03/2011
Os aceites serão enviados na medida em que os resumos forem sendo avaliados pelos comitês temáticos, indicados pelos respectivos coordenadores.
Importante: Serão aceitos exclusivamente os trabalhos cujos autores comprovarem o pagamento prévio da inscrição no Encontro 2011.
NORMAS EDITORIAIS
O trabalho deve conter:
Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.
Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.
Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, entrelinhamento simples.
Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando sub-áreas temáticas ou interfaces disciplinares.
Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.
Referências: conforme norma da ABNT
Atenção: clique aqui para ter acesso ao modelo de submissão de trabalho.
Informações importantes:
1) Os textos completos, em formato .pdf, devem ser enviados para o e-mail do coordenador do Grupo Temático respectivo.
2) Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador.
3) Na ausência de resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.
4) Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão no CDRom aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário