sexta-feira, 16 de maio de 2008

Das maravilhas do jornalismo


Ex-presidente da Uefa insinua manipulação na Copa-1994

da Folha de S.Paulo

O ex-presidente da Uefa, Lennart Johansson, insinuou em entrevista à revista sueca "Offside", especializada em futebol, que o brasileiro João Havelange, à época presidente da Fifa, pressionou para trocar de forma irregular o juiz da semifinal da Copa de 1994, na qual o Brasil venceu a Suécia por 1 a 0, com gol de cabeça de Romário.

"Trocaram o juiz no último segundo por um sul-americano [o colombiano José Joaquín Torres Cadena], que logo mostrou cartão vermelho para Jonas Thern. Foi estranho", declarou o dirigente sueco, que foi vice-presidente da Fifa e presidiu a Uefa (entidade que comanda o futebol europeu) entre 1990 e 2007.

"Não nego que a entrada de Thern merecia cartão amarelo, mas não vermelho. Essa decisão influenciou na partida. Ele era o capitão, e sem ele [o time] não foi o mesmo", completou Johansson.

Tommy Svensson, técnico da Suécia naquela Copa, após a partida, reconheceu que o Brasil era um time melhor, mas reclamou do lance do cartão vermelho, que o obrigou a alterar a equipe, sacando um atacante. "Não entendi a expulsão."

Responsável pela decisão (precisa) de anular um gol da então campeã Alemanha no mata-mata contra a Bulgária, Cadena foi indicado para arbitrar a semifinal entre Brasil e Suécia na véspera do confronto, o segundo entre as equipe no Mundial dos EUA (no primeiro, houve empate em 1 a 1).

Na solenidade de convocação da seleção brasileira, ontem, no Rio, o técnico Dunga (volante e capitão da seleção brasileira naquela Copa) e seu auxiliar, Jorginho (que foi lateral titular da equipe nacional em 1994), não comentaram as insinuações de Johansson - tampouco foram indagados sobre elas.

---------

Portanto, como eles não foram perguntados, eles não comentaram. INCRÍVEL.

Um comentário:

Maquinaria de Linguagem disse...

Toeria da conspiração!!! ahahahaha.
Eu tenho uma outra teoria, a Alessandra Negrini só não largou ainda o Oto porque ela me viu no Leblon e no momento, um carro, passou e encobriu a imagem deste filósofo...rsrsrs. Dizem que o Oto proibi a mulher de sair quando estou pelo Rio.