quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pedágio midiático, a nova fonte de renda do curral chavista


Canal estatal venezuelano passa a cobrar uso de imagem de Chávez

Da Redação - Comunique-se

A Venezolana de Televisión (VTV), de propriedade do governo da Venezuela, anunciou na terça-feira (27/05) que, a partir de 01/06, passará a cobrar por imagens do presidente Hugo Chávez retransmitidas por emissoras particulares. Estão excluídos discursos, atos oficiais e declarações públicas, e a taxa cobrada será de US$ 3.350 por minuto. Como emissora oficial do Estado, a VTV tem acesso exclusivo a maioria dos eventos presidenciais.

A decisão causou grande desconforto nas emissoras particulares e no próprio governo. O ministro da Informação e Comunicação, André Izarras, pediu demissão, alegando que a decisão foi tomada sem consultar Chávez. O diretor-geral da Globovisión – canal que faz oposição ao governo –, Alberto Ravell, disse à Folha de S. Paulo que a cobertura do governo será inviabilizada.

A cobrança ganhou ainda mais evidência pela data do anúncio, exatamente um ano após a concessão da RCTV não ter sido renovada. “A VTV é de todos os venezuelanos, e seus serviços deveriam estar acessíveis a todos os venezuelanos”, opinou à Associated Press Marcel Granier, diretor da emissora, que tem operado por assinatura.

Com informações da Folha de S. Paulo e Associated Press

Nenhum comentário: