quarta-feira, 9 de julho de 2008

Das salas de aula à Casa Tansa


Casa Branca pede desculpas a Berlusconi por biografia copiada da internet

Gafe ocorrida durante a reunião do G8 no Japão mostra o perigo de se utilizar textos da internet sem prestar atenção a seu conteúdo. Uma biografia do premiê italiano Silvio Berlusconi divulgada junto com a documentação distribuída aos jornalistas que acompanhavam à cúpula o presidente americano, George W. Bush, trazia críticas ao primeiro-ministro e aos costumes políticos do país europeu.

“Silvio Berlusconi é um dos dirigentes mais controvertidos da história de um país famoso por sua corrupção governamental”, afirmava o texto. O material continha ainda trecho que dizia que “Berlusconi é considerado por muitos um político amador que chegou ao gabinete usando sua considerável influência sobre a mídia nacional, até ser forçado a sair do cargo em 2006″.

“A primeira coisa que fiz quando fiquei sabendo do caso (pela imprensa italiana na segunda-feira) foi ligar para Tony Fratto (porta-voz da Casa Branca)”, explicou o porta-voz da embaixada da Itália em Washington, Luca Ferrari. ” Disse a ele que isso era inaceitável, que exigíamos a retirada imediata da biografia e um pedido de desculpas formal”, acrescentou.

Como reporta a agência AFP, a Casa Branca se desculpou. “Um erro foi evidentemente cometido pelas pessoas responsáveis pelo recolhimento do material, e apresentamos nossas desculpas mais sincceras ao primeiro-ministro e aos italianos”, declarou Fratto. “Alguém foi na internet, imprimiu biografias sem lê-las e colocou os textos na documentação. Nosso erro foi presumir que eram fontes respeitáveis”, explicou o porta-voz, ele mesmo descendente de italianos. “A Itália é um país amigo e aliado dos Estados Unidos”, acrescentou. “Estamos entre amigos, é óbvio que eles não fizeram isso de propósito”, concordou Luca Ferrari.

Nenhum comentário: