segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bom cabrito berra, porque do contrário os larápios levam



Jornalista põe eleição na Flórida sob suspeita
Professor da Universidade de Chicago diz que fraudes persistem mas não serão suficientes para tirar a vitória de Obama

O Globo

Rumores insistentes de que fraudes estão acontecendo na Flórida não são apenas boatos, segundo o jornalista Greg Palast, autor do best seller "A melhor democracia que o dinheiro pode comprar", no qual ele demonstrava como votos foram fraudados na eleição de 2000, na qual George W. Bush foi eleito por uma pequeníssima margem de votos. Repórter investigativo da BBC e do jornal inglês "Observer", ele estima que 6 milhões de eleitores poderão ser impedidos de terem os votos contados por causa de fraudes na Flórida e no Colorado. "Mas a vantagem de Obama é tão grande que, até agora, isto não será suficiente para impedir sua eleição", diz Palast, que também é professor da Universidade de Chicago.

Existem rumores de fraudes, mas o senhor tem informações de que algo errado, de verdade, está acontecendo na eleição antecipada aqui da Flórida ou em algum outro estado?

GREG PALAST: Na Flórida, estão impedindo as pessoas de votar através de um sistema que eles chamam de verificação de eleitores. Nunca se fez isso antes, simplesmente porque nos Estados Unidos não existe nem carteira de identidade. Isto afeta especialmente os eleitores de primeira viagem - e dois terços deles votam em Obama. Este sistema já restringiu o direito de votar de 85 mil pessoas, quase todos negros, o que combina com uma longa história de racismo na Flórida. E, claro, lembremos que este foi o estado onde George W. Bush roubou a eleição em 2000, não deixando votar os eleitores respondendo a algum processo ou tendo algum registro policial.

Mas esta lei não mudou na Flórida?

PALAST: Mudou. Agora, como em outros estados dos EUA, podem votar os que já cumpriram pena. O problema é que só aqui o governador tem de assinar um papel autorizando-os a votar. Resultado: quase meio milhão, grande parte democrata, estão esperando esta aprovação. Lembre-se de que nos EUA é muito fácil ter ficha criminal, e isso afeta a população mais pobre, majoritariamente eleitores de Obama. Ou seja, estão fazendo todo o possível para roubar a eleição na Flórida.

Mas por que os democratas não estão entrando na Justiça eleitoral contra isso?

Porque o Partido Democrata está com medo de ser visto como um partido de negros, especialmente no ano em que têm um candidato negro.

Para o senhor, está sendo usada uma série de pequenos truques para mudar a vontade do eleitor?

PALAST: O pior é o expurgo de eleitores das listas, sob os mais variados pretextos. Esta eleição vai ser decidida em três estados: Ohio, Flórida e Colorado. No Colorado, os republicanos estão tirando um a cada cinco eleitores das listas, acusando a Accorn, por exemplo, de ter registrado eleitores fictícios. Isto não é verdade, é ridículo. Mas quando os eleitores chegam às urnas, o nome deles não está na lista, e o voto é classificado como provisório. Isto significa que precisa ser confirmado depois, e que acaba não sendo contado. Acho que a eleição vai ser roubada no Colorado e na Flórida.

Nenhum comentário: