segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Uat iz dis?


Maior vilão da TV Digital é a falta de conhecimento sobre seus benefícios

Redação - InfoMoney

SÃO PAULO - "Se você, que é jornalista, está me fazendo todas essas perguntas, imagine o resto dos brasileiros". A colocação do vice-presidente do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), Móris Arditi, explica o maior desafio enfrentado pela TV Digital, hoje, no Brasil: falta de conhecimento.

Segundo Arditi, ainda existem muitas dúvidas e as pessoas não entendem as vantagens da TV Digital. Até por isso, um dos desafios para atrair mais usuários é a divulgação dos seus benefícios através da mídia.

Treinamento
Mas não basta que o usuário esclareça suas questões. Outros desafios citados pelo vice-presidente é o treinamento de lojistas, instaladores e também de antenistas.

Afinal, mais informados, os lojistas vão conhecer a tecnologia e estarão amparados para esclarecer as dúvidas dos consumidores.

Já os instaladores e antenistas precisam conhecer a TV Digital, para instalar corretamente o produto e, assim, proporcionar uma boa recepção.

Arditi ainda explica que a antena necessária para recepção do sinal, já que os canais digitais são UHF, não requer sofisticação, e sim equipamento correto, por isso a necessidade de conhecer a tecnologia.

Expansão de cobertura
Além de espalhar informações e treinar adequadamente o pessoal do ramo, ainda existem outros desafios que a TV Digital deve enfrentar para conquistar mais usuários.

Para alcançar mais pessoas e mais cidades, é preciso que se expanda a cobertura nacional. Segundo o executivo, até o fim de 2008 serão 20 milhões de pessoas com potencial para ter a TV digital, um montante que representa o dobro da população do Chile e só 10% da do Brasil.

Arditi explica que, embora as adoções digitais estejam adiantadas em relação ao calendário, esse é um fenômeno gradativo, pois as emissoras precisam de dinheiro para realizar a troca de sistema e ainda faltam incentivos, principalmente para as pequenas empresas.

Interatividade
Outro atrativo para os consumidores aderirem à TV Digital é a prometida interatividade, que ainda não foi implantada no País. De acordo com o Arditi, a expectativa é que a comercialização inicie em meados de 2009.

Ele explica que a Ginga - tecnologia da interatividade - já está toda especificada (salvo pequenas discussões, como se terá parte Java desde o início ou não, mas que não atrasam a implementação) e, agora, passa por fase de implantação e testes.

Assim, com o início da interatividade, já existirá a possibilidade de realizar transações financeiras, como consulta ao saldo e doc, só dependendo de as instituições financeiras (bancos e operadoras de cartão) proporcionarem o serviço aos clientes, bem como que o usuário adquira aplicativo específico.

Expansão internacional
Arditi ainda destaca que a divulgação do sistema de TV Digital deve ser feito para países vizinhos, a fim de que eles adotem a tecnologia usada no Brasil.

Primeiro, porque essa adoção levaria a indústria brasileira a exportar os equipamentos necessários para recepção e distribuição do sinal. Segundo, que, quanto maior o campo de cobertura, melhor, já que os moradores das fronteiras seriam beneficiados.

Televisores digitais
Assim, entre informação, treino de vendedores e instaladores, expansão nacional e internacional e a interatividade, a TV Digital ainda tem alguns bons desafios a enfrentar e alcançar todo o Brasil.

Entretanto, Arditi destaca que esta é uma tecnologia nova, ainda cara, penosa e lenta, mas que, com o tempo, isso vai mudar. Assim como o celular e o aparelho DVD tiveram dificuldades e preços altos no princípio, futuramente a TV Digital será acessível tanto financeiramente quanto localmente.

A tendência é que os televisores venham com set-top box embutido. "No futuro, os televisores serão digitais, como todos hoje são coloridos e não se encontra mais o preto e branco", avalia o vice-presidente.

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