domingo, 10 de maio de 2009
3 bolsas da Folha de S. Paulo para pesquisa em jornalismo
Folha seleciona projetos de pesquisa sobre jornalismo
Escolhidos receberão bolsa de R$ 2.300 mensais
DA REDAÇÃO
A Folha dá início hoje a um concurso para incentivar pesquisas sobre a história do jornalismo brasileiro. Chamado de Folha Memória, o programa selecionará três projetos de pesquisa e premiará seus autores com uma bolsa de R$ 2.300 mensais -mediante reembolso de despesas.
Nos seis meses em que receberão essa ajuda de custo, os candidatos selecionados deverão conduzir sua pesquisa com rigor acadêmico e transformá-la em um texto de interesse geral e caráter jornalístico. Eles serão orientados por um jornalista da Folha.
O melhor dos três trabalhos será publicado em livro editado pela Publifolha, e seu autor ganhará um laptop. No concurso, que tem patrocínio da Pfizer, a história do jornalismo deve ser entendida em sentido amplo -ou seja, podem ser investigados
fenômenos de qualquer época do jornalismo do país.
Os projetos também não precisam se restringir ao estudo de nenhum meio jornalístico específico -podem ser estudados veículos impressos, on-line etc. Poderá inscrever seu projeto quem estiver concluindo ou tenha concluído graduação em qualquer universidade brasileira. Só será aceita a inscrição de um projeto por pessoa e as pesquisas devem ser individuais.
Inscrição e seleção
A inscrição deve ser feita no site http://folhamemoria.folha.com.br, até o dia 28 de junho. Ao se inscrever o candidato preenche uma ficha à qual anexará o projeto de pesquisa. No site está também regulamento detalhado do concurso.
A seleção passa por três fases. Na primeira, 30 projetos finalistas serão selecionados pela Folha e encaminhados para uma banca composta pela historiadora Isabel Lustosa, da Fundação Casa de Rui Barbosa, pela jornalista Renata Lo Prete, editora do Painel, e por Silvia Prevideli, consultora em Comunicação Corporativa da Pfizer. Essa banca escolherá os três contemplados com as bolsas, cujos nomes serão
divulgados em 9 de agosto.
A partir do dia 10 de agosto, os três bolsistas devem começar a trabalhar na pesquisa, cujo resultado final deverá ser entregue seis meses mais tarde a uma outra banca.
Nessa etapa, os avaliadores serão Eleonora de Lucena, editora-executiva do jornal, Nicolau Sevcenko, professor de história da USP, e Cristiane Santos, gerente de Comunicação Corporativa da Pfizer. Eles vão escolher o trabalho vencedor, que será divulgado no mês de fevereiro de 2010.
Marcadores:
bolsa,
bolsa de pesquisa,
concurso,
Folha de São Paulo,
folha memória,
jornalismo,
Pfizer,
projeto de pesquisa,
publifolha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário