quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dossiê Jornalismo na próxima Galáxia


Prezados integrantes da lista. Como fizemos no ano passado, nesse ano também a segunda edição de Galaxia, prevista para dezembro, será inteiramente dedicada a um tema.
Segue-se a chamada de artigos, que foi elaborada com apoio de consultor especialista da área, a ser divulgado somente na edição pronta:

CHAMADA DE TRABALHOS REVISTA GALÁXIA

EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE JORNALISMO

O desenvolvimento dos meios de comunicação aceleraram a circulação de notícias, constituindo um fluxo contínuo de informação em escala nacional e internacional, gerando uma espécie de plenitude informativa e um lugar estratégico para o jornalismo nas mediações sociais e culturais na contemporaneidade. O campo acadêmico do jornalismo vivencia um fortalecimento nas universidade em todo o país, identificado a partir dos trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades e pela publicação de uma série de artigos que nutrem o debate sobre questões teóricas e metodológicas. A consciência crítica dos efeitos das novas tecnologias exige uma reflexão sobre a política que a convergência pressupõe, e para onde a inovação tecnológica nos conduz. Os processos de produção de notícias precisam ser ajustados às novas demandas da sociedade.
Coloca-se a necessidade de repensar a função atual do jornalismo como forma de conhecimento, caracterizando profissão de grande significado social e de marcada influência política,e de refletir sobre os parâmetros mais adequados para uma formação de qualidade dos futuros jornalistas e dos pesquisadores da disciplina capaz de contribuir para o enfrentamento das mudanças nas rotinas produtivas e para a produção de conteúdos e reflexões mais críticos.

Esta é a temática do Dossiê "Jornalismo" proposto pela revista Galáxia. Serão recebidos até o dia 15 de julho textos referentes ao seguintes temas:

1.Jornalismo como forma de conhecimento nas sociedades complexas, incluindo a questão da ética jornalística, tensões em torno do princípio da universalidade, que fundamentou historicamente a disciplina e o exercício profissional.

2.Jornalismo e o campo da comunicação, sua inserção nas práticas culturais e sociais; jornalismo como lugar de formação de identidades e valores; jornalismo como construção da memória e da documentação da história.

3. Lógica da produção, do consumo e da circulação da informação jornalística na atualidade. O papel do jornalismo na sociedade globalizada do século XXI, sua relação com a política e a democracia, o conceito de público e privado na especificidade do campo. Ampliação e/ou a restrição do interesse público.

4. A função e o perfil do jornalista no séc.XXI: bastam habilidades e competências? Relações entre os sentidos produzidos nas práticas profissionais e nas investigações acadêmicas. Verdade ou construção de discursos veridictórios? Ensino e Pesquisa em Jornalismo; teorias e metodologias.

5. Narrativas jornalísticas. Características de linguagem de diferentes gêneros. Relações entre forma e conteúdo nas 'representações' das 'realidades' sociais. Conexão, convergência e hipertextualidade. Mudanças nas rotinas produtivas. Efeitos da hibridização de suportes e meios nas construções das notícias.

6.O lugar do leitor e/ou do usuário nos relatos jornalísticos. A apropriação das novas tecnologias pela audiência. Jornalismo e cidadania. Redes colaborativas. Novas tecnologias e subjetividades.

7. Desafios do jornalismo do século XXI . Multimidialidade, Seleção e interpretação de bases de dados. Interdisciplinaridade e cruzamento de saberes. Novas modalidades discursivas dos relatos jornalísticos. Parâmetros de qualidade. Perspectivas de inovação na produção de conteúdos.

8. Mídia como campo de poderes hegemônicos. Regimes de visibilidade. Construção da mesmidade e redução da alteridade.

Pedimos que os textos sejam submetidos não mais da forma anterior, mas diretamente no novo sistema da revista, bastando para isso entrar no site http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia
Por favor entrem em " informações para autores" para conhecerem as normas de submissão e depois cadastrem-se para envio do artigo. Peço que me informem quando enviarem o texto pelo novo sistema, para eu poder conferir se deu tudo certo, ja que se trata de um sistema novo. Meu email: zaidar@terra.com.br

Abraço e obrigado

Aidar

Nenhum comentário: