sexta-feira, 29 de maio de 2009

A educação


Livro entregue a crianças diz: 'Nunca ame. Estupre'

Adriana Ferraz e Folha de S.Paulo
do Agora

Depois de oferecer publicações com palavrões e erros de geografia, o governo José Serra (PSDB) disponibiliza agora, para alunos da 3ª série do ensino fundamental, literatura que incita violência, ódio, uso de drogas e má educação. No trecho mais chocante de "Poesia do Dia", para crianças de nove anos, há uma frase que recomenda o estupro em detrimento do amor.

'É uma ironia', afirma governo
Autor diz que texto não é para crianças
'Leitura precisa ser com supervisão'
O poema "Manual de Autoajuda para Supervilões", de Joca Reiners Terron, foi escrito para adolescentes, segundo o próprio autor. É repleto de ironias, sarcasmos e recursos poéticos criados, justamente, para mostrar o que um jovem não deve fazer para se tornar um vilão. Pela agressividade das palavras, porém, pode causar estragos na cabeça de uma criança.

Para a psicopedagoga Ana Cássia Maturano, a publicação não deve ser indicada pela escola em nenhuma faixa etária. "É claro que a criança não vai começar a usar drogas por causa da leitura, mas ela pode ser estimulada. Pode ficar com a ideia na cabeça. O risco demonstra o descaso da rede. Esse livro é daqueles que fica escondido, não se oferece a crianças", diz.

Para a especialista, a escolha da Secretaria de Estado da Educação --que, além de comprar, indicou o livro para leitura de alunos da 3ª série-- foi feita sem conhecimento do texto. "O título é bastante convidativo. Quem escolheu, provavelmente, não viu ou nem leu seu conteúdo. O texto é muito claro, não pode ter havido confusão", afirma.

O autor tem a mesma certeza. Alguns dos versos do trabalho são "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto"; e "Odeie. Assim, por esporte". "Acho que quem escolheu não leu", diz Terron. A obra é recomendada para adolescentes pelo próprio site da editora Ática (responsável pelo título).

Em nota, a direção da Abril Educação (responsável pela Ática) afirma que o livro é recomendado para 13 anos, "indicação reforçada na contracapa, na apresentação e no suplemento ao professor".

Ao todo, há 1.313 exemplares à disposição na rede. O livro foi entregue há duas semanas e compõe o programa Ler e Escrever. Ele não faz parte do material obrigatório dos alunos --é oferecido como um complemento à leitura.

Sabotagem
Para o professor Joaquim Souza Campos, que faz parte do Conselho Estadual de Educação, o governo pode ser vítima de uma sabotagem. "Acho que pode estar havendo um boicote. Primeiro, um livro [didático] tem dois mapas do Paraguai, depois usa termos chulos e palavrões ["Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol"], agora poemas inadequados. É preciso saber o que está acontecendo. Isso não pode ser um programa do governo", afirma ele.

Nenhum comentário: