segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Pensador




Hoje, Edgar Morin estará em Porto Alegre. Aproveitem.



"O paradoxo é apenas aparente; foi a raiz de minha experiência judaica que, tornando-me mais sensível a tudo o que é humilhação e rejeição, distanciou-me da Bíblia e dos israelenses, e me fez tornar-me pró-palestino. Estou com os vencidos. Sei que, quando os vencidos forem vencedores, serão como os vencedores. Não é suficiente ser perseguido para se tornar melhor. O papel de vítima conduz muitas vezes ao de carrasco. Fiquei arrasado, como disse, com o comportamento dos comunistas que sofreram nos campos nazistas, mas que não passaram a questionar o princípio do campo de concentração para os 'anticomunistas'. Fiquei mais arrasado pelo comportamento de Israel, que não esquece de perseguir seus perseguidores, mas esquece que mil anos de perseguição deveriam levar a ver com horror qualquer tipo de perseguição". - Meus Demônios (pensamento escolhido por Luis Gomes, editor da Sulina e maior divulgador no Brasil da obra do Morin, com as edições dos seis Métodos)

Um comentário:

Maquinaria de Linguagem disse...

Somos todos divulgadores do pensamento complexo de Morin. Estava muito boa a palestra. Aquele jovem falou em pé, sem parar quase 2 horas.