sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Da correspondente do No Mundo da Lua News na terra do Cabo das Tormentas


South Africa - Cape Town entre montanhas e na espera da Copa do Mundo

Emanuelle Vieira Torres, Manu

A África do Sul já "respira" a Copa do Mundo que chega em 2010. Quem vier, se surpreenderá com o mix de culturas e, provavelmente, jamais esquecerá quando se falar deste país. Cada lugar tem suas peculiaridades, mas aqui tem algo a mais que não se vê, apenas se sente quando se está em contato com o povo. Serão nove cidades sediando a Copa sendo o maior estádio em Jonhannesburgo (a principal porta de entrada para os estrangeiros). Os visitantes poderão escolher visitar as cidades dos jogos com 123 mil habitantes (Rustenburg) até 5,7 milhões (Jonhannesburgo). O futebol é a prioridade, mas provavelmente o turista escolherá um lugar atrelado ao que gostaria de explorar nesta terra. O que não falta é a diversidade de atrações! Tem programas desde visitas às vilas nativas e townships, esportes radicais, museus, tours aos parques naturais e, principalmente, safári em zôo natural com destaque para o Kruger National Park onde se encontram os Five Big Animals (leão, leopardo, búfalo, rinocerante e elefante).

Em Cape Town (Cidade do Cabo), onde estou passando alguns meses, é a "parada obrigatória" dos turistas. O "carro-chefe" que atrai milhares de pessoas é a famosa Table Mountain (montanha em formato de mesa). O monumento ostenta uma beleza exuberante avistando a cidade em todos os ângulos, bem como quem está na parte de baixo pode prestigiá-la da mesma forma. A sensação é que ela está em todos os lugares seguida pelas nuvens. Incrível como aqui este fenômeno natural impressiona como nuvens de algod`ao! A cidade também encanta pelas praias, montanhas e pontos históricos como Cape of Good Hope (a ponta da África do Sul) e Robben Island (ilha onde Nelson Mandela ficou preso). Em decorrência dessa realidade turística, a cidade se molda aos interesses do turismo. Quem pensa em encontrar no centro a população usando roupas coloridas tradicionais, comidas típicas e costumes africanos poderá se decepcionar. A primeira impressão é que não se está no continente africano. Se encontram restaurantes de todas as nacionalidades, lojas com marcas famosas, prédios e casas sofisticadas. Para conhecer um pouco mais da realidade é necessário sair do coração da cidade, visitar bairros específicos (no passado havia divisão para os brancos, negros e "coloridos" - outras origens) e as townships (favelas). Outra opção, é se aventurar de ponta-a-ponta pelo país.

Os visitantes que vêm a Cape Town poderão perceber nitidamente que a cidade ainda vive resquícios da época do apartheid. A democracia neste país ainda é recente (1994), mas no coração e alma de muitas pessoas permanece a cicatriz de um passado político turbulento. Há a liberdade, mas os brancos locais não gostam dos negros locais e vice-versa. Os grupos estão segmentados na convivência diária e para fazer parte é necessário ganhar a confiança. Outra situação peculiar é a diversidade de acentos e dialetos. São reconhecidas 11 línguas (sendo o inglês e o afrikaans oficiais), as quais trazem hábitos, costumes e culturas diferentes. É preciso respeitar toda e qualquer situação! Do contrario, pode ser uma invasao "a identidade pessoal.

Enquanto não chega 2010...o que mais se vê são guindastes e obras em todos os cantos da cidade. São empreendimentos sendo construídos em pleno vapor, bem como o estádio com 70 mil lugares. Não sei como será a recepção para cada pessoa...mas os brasileiros têm posição privilegiada pelo futebol. São bem-vindos e lembrados pelo "Ronaldinho, Dunga, Pelé, Cafú, Parreira"... o melhor futebol do mundo.

Um comentário:

mateussz disse...

Muito bom! Dá vontade ir!!
Parabéns Manu!!